sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mensagem do Reitor, por ocasião do encerramento do Ano Lectivo de 2010

Caros discentes,
Ilustres docentes,
Estimados funcionários,
Colegas,

Brevemente, encerraremos mais um ano lectivo. Um ano que se revestiu de tremendos desafios, de renovadas expectativas, de falhas e sucessos. Enfim, um ano, em conclusão, de ventos favoráveis.

Consolidamos o programa de desenvolvimento infra-estrutural em Nampula, Pemba e Sanga. Todas as energias foram direccionadas para a consolidação dos curricula e ainda, para o reforço da componente pedagógica, quer para os docentes como para os discentes. A UniLúrio continua alocando mais de 70% dos seus investimentos no desenvolvimento infraestrutural, como corolário das diversas obras que acontecem nos três campus. Com orgulho, poderemos assim afirmar, que estamos a usar nossas salas construídas de raiz. São um total de 26 novas salas em Marrere e Pemba. Igualmente, em 2010, dois importantes laboratórios de Medicina Dentária e Optometria começaram a ser usados.

Nos concentramos, igualmente, na dotação de sistemas de Registo Académico, Recursos Humanos e Finanças. Estas ferramentas digitais deixarão a UniLúrio mais fiel, eficaz e eficiente. Mas, ainda este ano, voltamos a apostar no envio de estudantes e docentes para formação no estrangeiro. Universidade do Porto e China foram os destinos. Em Junho deste ano completamos o 3º ( terceiro) aniversário. Sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro muito nos honrou com a sua participação, numa cerimónia singela, porém, repleta de significado e simbolismo. Celebramos então três aniversários, convictos de que ainda precisamos de fazer tudo. Não existem ainda motivos para repousar, vacilar ou nos sentirmos intimidados.

É significativo que tenhamos recebido da sociedade civil, na cidade de Nampula, duas distinções consecutivas: Melhor Instituição de Ensino Superior – mesmo sabendo que estamos no começo. Estas referências servem de baliza para a determinação dos próximos rumos. Temos e teremos de trabalhar muito e arduamente. Teremos de nos entregar mais, de dialogar mais com a comunidade, com o mercado e com as instituições disponíveis. Teremos, enfim, de abrir as portas da universidade, para que toda a sociedade sinta esta casa e este projecto, como parte de cada um.    

Parte II

Ao longo do ano, uma vez mais recebemos diferentes visitas. O nosso Vice-Ministro da Educação foi o orador do ano. O Ministro da Ciência e Tecnologia também esteve presente no arranque do ano lectivo e criou as condições para que o Projecto STIFIMO fosse implementado. O escritor Mia Couto proferiu a aula inaugural em Lichinga e visitou as escolas secundárias de Sanga e de Lichinga. Com os nossos estudantes e os do Ensino Secundário ele abordou a leitura como uma ferramenta que os poderia libertar e fazer deles cidadãos e profissionais diferentes, mais cultos, mais conhecedores do mundo e mais cidadãos. Os EUA e o Japão, para além da Universidade do Porto, estiveram no nosso seio. Como fruto destas relações, enviamos alguns dos nossos estudantes e docentes, para a Universidade do Porto, onde devem concluir as suas Licenciaturas e Mestrados.

Pela primeira vez, desde que a universidade foi criada, concentramos um conjunto de docentes de, pelo menos, nove países distintos, nomeadamente, Brasil, Cuba, Colômbia, Espanha, EUA, Itália, Índia, Portugal e Zimbabwe – capital humano com reconhecida competência e que almeja os nossos objectivos e partilha as nossas dificuldades. São estes docentes que, aliados aos docentes nacionais, na grande maioria, nos têm ajudado a erguer esta universidade e a firmar o nosso nome no panorama nacional.

A internacionalização da Universidade foi complementada com a indicação da UniLúrio para o Comité Executivo da Associação das Universidades da África Austral. Assim, estaremos, num período de três anos, cuidando da cooperação e das parcerias com as restantes 59 universidades que integram esta região do sub-continente.

Igualmente, a nossa universidade hospedou, com o apoio de outras instituições do Ensino Superior da cidade, a XIII Reunião do Conselho de Reitores de Moçambique. Os vinte Reitores membros estiveram presentes e, num gesto inédito, reuniram, em colóquio, com mais de 500 estudantes de cinco instituições. De forma livre e directa, os Reitores responderam às várias questões colocadas pelos estudantes. Mais importante ainda, estes Reitores visitaram diversas turmas da Escola Secundária de Nampula onde tiveram a oportunidade de com eles dialogar e oferecer, pelo menos, um livro.

Parte III

O ano que agora termina foi fértil em actividades de extensão. Com efeito, os discentes iniciaram seus estágios pré-clinicos no Hospital Central de Nampula, nas Farmácias e outros locais. A cordialidade e simplicidade com que têm trabalhado com profissionais e o público fazem com que todos granjeiem muita simpatia e carinho por eles. Em cerca de 10 meses de período pré-clínico, recebemos diversas mensagens de encorajamento, de solidariedade e de admiração. Será preciso, pois, que esta humildade, este espírito de querer aprender mais e melhor, se mantenha, para que se alcancem resultados positivos, dos estágios.

A UniLúrio contabiliza agora cerca de 350 famílias. Agregados familiares que, como sempre me referi, são, igualmente, docentes e parceiros de primeira linha e hora da Universidade. Pensando nelas, a universidade organizou o Colóquio sobre a Cólera. Este evento contou com o apoio da OMS e do Ministério da Saúde, tendo congregado participantes e actores, directos e indirectos, de alguns distritos da província e de instituições com responsabilidades acrescidas na minimização dos efeitos da epidemia. Certamente a cólera ainda vai continuar, mas o colóquio teve o condão de identificar os principais vectores e recomendar medidas tendentes a reduzir os casos.

Ainda assim, fomos um pouco mais ousados e trouxemos a AMETRAMO para o interior do nosso edifício. Numa actividade organizada plenamente pelo Curso de Farmácia, a AMETRAMO veio saber o que é um laboratório, como se identificam os princípios activos das plantas, frutas e outras. Queremos diminuir o fosso entre a ciência e o conhecimento não científico. Quando mais de 70% da nossa população ainda recorre à medicina tradicional, nenhum de nós pode ficar alheio a esta realidade.

Os estudantes de Nutrição fizeram, do mesmo modo, sua semana de Nutrição trazendo as Senhoras do Posto Administrativo de Muatala, para o refeitório. Foi uma semana de verdadeiro aprendizado, de muita culinária e de aproveitamento de produtos e matérias que são desperdiçadas. Quem sabe, nunca mais deitaremos fora a casca de ovo – rica em cálcio – ou as sementes de abóbora com ferro.

A Feira de Saúde teve lugar nos distritos da Ilha de Moçambique e de Monapo. Foi uma feira com contornos educativos, com níveis de participação bem acima do esperado. Com mestria e zelo os discentes, sempre acompanhados pelos docentes, prestaram importantes ensinamentos sobre nutrição, cuidados de saúde primários, medicina dentária e aconselhamento sobre HIV. Os presentes, de forma lúdica, rentabilizaram o investimento. A colecta de sangue foi, de longe, bem superior àquela que se consegue obter em circunstâncias normais.

Merece destaque, no âmbito das diferentes realizações de que tenho feito menção, a Campanha de Saúde Oral, levada a cabo pela nossa Faculdade de Ciências de Saúde, muito particularmente, pela Coordenação do Curso de Medicina Dentária. Pelo menos 10 mil crianças de 7 escolas primárias da periferia de Nampula foram beneficiadas. Este foi o recorde de beneficiários que a universidade jamais atingiu, numa única campanha. Os meninos que beneficiaram desta campanha foram educados para cuidar de seus dentes, como nunca antes havia acontecido. Esta campanha pode continuar, agora com a administração de flúor.

Parte IV

O Festival N’Sope, Salto à Corda, trouxe de volta uma modalidade cultural que andava muito esquecida. O Festival veio para ficar e no próximo ano deverá acontecer, mais ou menos na mesma altura, com mais tempo de preparação e com maior envolvimento das escolas primárias e secundárias. No mesmo diapasão, a Semana sobre o Empreendedorismo foi uma oportunidade única para reunir as mulheres que na cidade usam todo o seu talento para propiciar à urbe o essencial. Faltam a estas mulheres oportunidades de crédito, faltam apoios institucionais e o papel da universidade é facilitar o contacto entre as diferentes instituições e os agentes económicos. De igual modo, esta actividade tem de continuar. O DOCKANEMA, uma vez mais, se fez presente na nossa cidade e nas comunidades.

No âmbito desportivo, o Atletismo continua sendo uma modalidade de mais valias. Este ano, os nossos discentes da FCS participaram no Nacional de Ténis, em masculinos e femininos. Nos pólos de Niassa e Pemba, as equipes de futebol de salão, encontraram terreno fértil para vencer e convencer.
Merece destaque o estudante de Pemba que se converteu no primeiro mergulhador da breve história da UniLúrio.

Existem outras e várias realizações, como sejam, as Feiras do Livro, os debates públicos, as obras editadas e muito mais. Todas estas manifestações culturais deixam antever a formação de profissionais que saberão honrar e valorizar a sua profissão, pessoas que se auto-estimam, que se preocupam com o próximo.

Parte V

Para o ano lectivo de 2011, a atenção continuará centrada na melhoria das condições para os estudantes do pré-clínico. Teremos de iniciar estágios para os cursos de Biologia, Engenharia Informática, Engenharia Florestal e Desenvolvimento Rural. As empresas que receberão os nossos estudantes começaram a ser identificadas e se mostraram muito disponíveis para com elas partilhar seus conhecimentos e aquilo que faz delas líderes, nas suas áreas de actuação.  

Mas, o ano 2011 será igualmente importante porque iniciaremos uma transição para as nossas instalações em todos os Campus: Marrere, Sanga e Pemba. Assim, poderemos concentrar-nos na criação de outra infra-estrutura que continua em falta. Teremos, pois, de pensar nas bibliotecas, no sistema de comunicação on-line com Banda Larga, permitindo uma ligação com todos os campus. Teremos de construir a nossa infra-estrutura desportiva para impulsionar modalidades como Ténis e Atletismo, onde temos já talentos de reconhecido valor. A parte cultural também terá de ser reforçada. Da mesma forma, vamos iniciar um curso superior de enfermagem, o primeiro do género, que será hospedado na nossa universidade. Com o apoio do Brasil participaremos, a partir de Agosto de 2010, numa formação de Mestrado para docentes dos 3 pólos. Aliás, o ano 2011 se reveste de particular importância. Em 2012 faremos os primeiros graduados. 

Durante 2011, pensaremos como organizar uma cerimónia condigna, com pequenas obras que cada um dos estudantes possa escrever e ilustrar, com as fases do curso, com as observações, com os momentos mais marcantes e com os docentes que melhor serviram durante a sua formação. Esta será uma parte do livro da vida de cada um dos nossos discentes.

Convidamos a Senhora Doutora Leonor Beleza, da Fundação Champalimaud, para abertura do Ano Lectivo de 2011. Ela visitará o Campus de Nampula, de Sanga, e ainda, de Pemba. Oportunidade única para os nossos estudantes dialogarem com a ex-Ministra da Saúde de Portugal e uma das mais respeitadas personalidades na área de saúde visual. A Fundação  Champalimaud procede à doação de cerca de 1 milhão de Euros, todos os anos, às instituições que mais se destacam no campo da prevenção e tratamento da cegueira.

Finalmente, 2011 será o ano de preparação para as nossas primeiras cerimónias de graduação.

O Reitor, 
Prof. Doutor Jorge Ferrão

3 comentários:

  1. Estamos todos de parabéns e a "luta" continua. Que o ano de 2011 seja ainda melhor!

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  2. Estou de forma adimirado e lisonjeado pelas palavras encorajadoras do Reitor Ferrao, alias este discurso recorda-me os tempos ja idos em que o Presidente Samora sempre disse que construir hoteis, predios, casas de pastos, condomonios ou muitos restaurantes nao significa desenvolvimento, mas desenvolvimento significa construir escolas primarias, secundarias e politecnicas,construir estradas e pontes, construir hospitais e centros de formacao tecnico-profissional,Institutos de C. Saude, Formacao do Operario, Implantacao de Industrias transformadoras, Alocacao de meios para a pratica da Agricultura, Investimentos no Sector Agro-Pecuario, melhorias das condicoes de vida, relacao com paises altamente Industrializados capazes de formar tecnicos para sectores chaves, dsiponibilizacao de bolsas para o cidadao mais necessitado e nao para uma elite como nos dais de hoje aconte! Contudo quero desta forma dizer a coperacao que a Unilurio esta a desenvolver com diversas instutuicoes desde a sociedade civil ate ao mais alto nivel deve servir de licao para as outras universidades. Ora vejamos: A qunto tempo a UNILURIO esta como Universidade Publica? Mas temos a UEM que esta a mais de 3 decadas so esta radicada no MAPUTO. Mas a UNILURIO tem 3 anos de existencia ja opera em 3 Provincias nomeadamante: Nampula, Pemba e Niassa. Entretanto em jeito de conselho o meu pai dizia: " Filho deve ser como uma lanca de uma flexa de caca nao se sabe o que cada pessoa que vai a caca ira trazer para o sustento da sua familia, mas nunca ficar em casa com a lanca guardada se nao as pessoas morrem de fome" Por isso ficamos todas estas decadas sem uma Universidade de Medicina em Nampula, na Zambezia, em Pemba, e muitos menos num distrito do centro ou do Norte! Morremos de doencas todo este temnpo porque a Faculdade de Medicina da UEM estava vedada aos do Norte e do Centro! Parabens UNIVERSIDADE LURIO!... Forca Reitor Ferrao. PS: Este comentario nao pode ser considerado Regionalista e muitos menos como sendo pessos da Oposicao! "Magoe-me com as verdades e nao me iluda com pequenas mentiras" Seras meu grande amigo! Emidio Jaime emisantos1978@gmail.com,emidiosantos@yahoo.com.br

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  3. Em primeiro lugar parabenizar os colaboradores da UNILÚRIO pelo esforço empreendido rumo ao SUCESSO e QUALIDADE!
    Com POUCOS anos de ViDA e com Muitas cinergias!
    Faço VOTOS para que a vossa instituição continue a trilhar com èxitos!
    Saudações
    José Salinas Reginaldo (Docente Universitário/Psicólogo Conselheiro).

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